quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tout Puissant Mazembe - Todo Poderoso Mazembe

Sim, sim, sim; querido leitor TOUT PUISSANT MAZEMBE é o nome  da mais nova zebra africana.
Em termos de futebol, 2010 foi o ano do continente africano mesmo antes do fato ocorrido de ontem, a derrota do Inter  serviu apenas para coroar o ano da AFRICA.

*Celso Roth poderia calar a boca de muita gente, que, embora não tenha sido suficiente o título da Libertadores da América 2010, o mundial de clubes seria  então o maior título de sua carreira como técnico, que por sua vez ganhou apenas:


  • Campeonato Gaúcho: 1997 - Internacional de Porto Alegre
  • Campeonato Gaúcho: 1999 - Grêmio
  • Copa Sul: 1999 - Grêmio
  • Copa do Nordeste: 2000 - Sport do Recife
Até que surpreendentemente venceu a:
  • Copa Libertadores da América: 2010 - Internacional de Porto Alegre
___________________________________________________________________

De volta ao TP MAZEMBE...

O TP Mazembe foi fundado em 1932 por monges beneditinos que dirigiam o Instituto de São Bonifácio Elisabethville (Lubumbashi). Para diversificar as atividades de estudo para aqueles que se dedicavam ao sacerdócio, decidiu criar um time de futebol, chamado a equipe de São Jorge, padroeiro da tropa.
Foi campeão da Copa Africana dos Campeões em 1967 e 1968. Em 2009 conseguiu chegar à final da Liga dos Campeões da CAF, onde disputou o título contra o Heartland da Nigéria. Perdeu o primeiro jogo para os nigerianos por 2 a 1, mas a vitória em casa, no jogo de volta, por 1 a 0, deu o terceiro título africano para a equipe congolesa. O título também lhe garantiu o direito de disputar o Mundial de Clubes da FIFA 2009.
Em 2010 conquistou o bi-campeonato consecutivo da Copa Africana dos Campeões, ao vencer o Espérance ST da Tunísia na final (5 a 0 no jogo de ida e um empate em 1 a 1 na volta), o que lhe garantiu a vaga africana na Mundial de Clubes da FIFA 2010.

 Pois é...

O Mazembe não é qualquer time, é atualmente o Bicampeão da Africa, e agora têm o direito de se tornar o melhor time do mundo no próximo sábado.

Veja os gols da partida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário